A conta de luz vai ficar mais cara nos próximos dias, pois o mês de maio terá a bandeira tarifária amarela acionada, como informou a Agência Nacional de Energia Elétrica (ANEEL) na última sexta-feira (25). A mudança foi motivada pela redução das chuvas com a aproximação do período seco do ano.
Segundo o órgão, as previsões de chuvas e vazões nas áreas em que se localizam os reservatórios ficaram abaixo da média para os próximos meses. Com isso, será necessário acionar as usinas termelétricas, que possuem custo mais alto, para garantir que o sistema continue a funcionar normalmente.
Esta é a primeira mudança na bandeira da conta de luz em 2025, que afetará todos os consumidores cativos das distribuidoras faturados pelo Sistema de Bandeiras Tarifárias, exceto aqueles localizados em sistemas isolados. Desde dezembro do ano passado, ela estava na cor verde.
Quanto vai custar a tarifa?
Com o período chuvoso chegando ao fim e o acionamento das usinas termelétricas, a tarifa terá um acréscimo de R$ 0,01885 para cada kWh registrado com a bandeira amarela. Isso significa o custo de R$ 1,885 a cada 100 kWh consumidos, de acordo com a ANEEL.
A partir do acionamento da bandeira amarela, que representa “condições de geração menos favoráveis”, os consumidores de energia elétrica devem ficar atentos para que o valor da conta de luz não aumente de maneira exagerada, como reforça a agência reguladora. Alguns dos bons hábitos de consumo para evitar gastos extras são:
Como funciona o sistema de bandeiras tarifárias?
Implementadas em 2015, as bandeiras tarifárias sinalizam os custos reais da geração de energia elétrica aos consumidores. Como explica a ANEEL, o sistema é uma forma diferente de apresentar o valor da geração de eletricidade no momento, permitindo ao usuário se adaptar para gastar menos.
Anteriormente, as variações nos custos de geração de energia elétrica eram repassadas até um ano depois ao consumidor, no reajuste tarifário seguinte, independente de aumentar ou diminuir. Mas desde a adoção do novo modelo, esse repasse acontece no mesmo momento da mudança.
Entenda: Deixar carregador na tomada gasta energia?
O sistema de bandeiras tarifárias possui três cores:
Fonte:tecmundo
Essas informações ajudam os nossos clientes a se manterem atualizados e bem informados à respeito das atualizações da legislação vigente, pagamento de impostos e obrigações diversas, e ainda trazem orientações sobre gestão empresarial.
Travessa Sabauna, 119 | Centro - Birigui - SP |
Fone: 18 3641-1868
Fax: 18 3641-9502 |
escritorioreal@escritoriorealbirigui.com.br